quarta-feira, 2 de março de 2011

Pindamonhangaba

Segundo Vasconcelos Cunha (s/data), Pindamonhangaba, mais conhecida como Pinda, ao contrário do que diz a wikipédia, já é uma abreviação do nome original da simpática (e antiga cidade) paulista, Pindamonhangaba, situada no Vale do Paraiba (O Paraíba, segundo Ribeiro (s/data), era um Paraíba mesmo, que estava vindo em direção ao Rio de Janeiro, mas acabou resolvendo ficar ali no Vale, terra boa, onde ele começou plantar café e acabou virando um Barão importante da região. Mas era homem simples e nem fez questão de ser chamado barão, gostava mesmo era de dizer que era o Paraíba do vale. Mas depois que ele morreu, foi o vale que passou a ser chamado de Vale do Paraíba, e deram o nome do rio que atravessa o vale de Paraíba, em homenagem ao homem que começou o povoado naquela região, em algum ponto entre as cidades que hoje são chamadas, Lorena e Guará).

Também segundo Vasconcelos Cunha, esse estranho nome é uma junção de três outros, Pinda, Pamonha e Goiabada. Pinda era o sobrenome de um jovem empreendedor, filho da terrinha, João Maria Pinda, que resolveu criar uma sobremesa bem original a partir de duas das comidas típicas da região, pamonha e goiabada. Naquela época, a cidade ainda não era cidade, era uma paragem, dependente de Taubaté. Mas a sobremesa ficou muito famosa, e a vendinha do Pinda também. Todos os viajantes que passavam pelo Vale do Paraíba, e até que foram bastante, ouviam falar do "Pinda da pamonha e da goiabada". Mas, fama vai, fama vem, de repente (e ninguém tem registro histórico disso) começaram falar de 'Pindapamonhangaba'. E quando a região foi elevada à categoria de cidade, resolveram homenagear o João Pinda. Mas, muito tempo depois, quando veio a estrada de asfalto e o governo tinha que botar placas lá, acharam por bem abreviar o nome, e deixaram só Pindamonhangaba. Passados mais uns anos, com os carros cada vez mais rápidos, acharam por bem deixar só Pinda, para que desse tempo dos passantes lerem a placa (o mesmo aconteceu com Guaratinguetá, que virou Guará).

Bom, deixando de lado todo esse papo estórico, o fato é que esse fim de semana fomos (o senhor Vasconcelos Cunha, meu namorado, e eu, Ribeiro) passear em Pindamonhangaba (Fomos para o casamento de uma amiga minha e aproveitamos para passear um pouquinho). Eu conhecia a cidade só de passagem. Embora Delfim Moreira seja relativamente perto de Pinda, e eu tenha mais de um amigo de lá ou/e morando lá, nunca tinha visitado a cidade. E embora vá falar de alguns (poucos) lugares que conheci, espero voltar lá para continuar as descobertas sobre essa simpática cidade.

Devo dizer que tive uma boa impressão dos pindamonhangabenses. Pessoas receptívas, alegres e prestativas. E a cidade em si é bem bonita. Como ela é bem antiga, tem várias construções do século XIX. Fomos visitar uma em especial, o Palacete Visconde da Palmeira, que hoje abriga o Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e D. Leopoldina. A construção é belíssima e, apesar de gigantesca, era apenas uma casa de fim de semana do Visconde da Palmeira. A vista do quarto do Visconde é nada mais do que a Serra da Mantiqueira, uma beleza sem fim. Fiquei imaginando o que era abrir a janela daquele quartinho e dar de cara com aquela serra deslumbrante. Ah, logo abaixo do Palacete tem um bosque, O Bosque da Princesa, que o Visconde da Palmeira teria feito especialmente para a princesa Isabel, quando ela passou pelas rendondezas, no ano de 1868.

Atualmente, o Museu abriga a exposição Egito Antigo - Mitos e Símbolos, do artista plástico Eduardo Vilela (Parece que a exposição Egito Antigo já esteve lá no ano passado. Veja algumas imagens aqui). Além disso, o museu também abriga uma exposição permanente de fotos antigas de Pinda. Infelizmente não tivemos tempo de olhar com calma as fotos, porque o museu estava fechando...

Bom, fica a dica de uma cidade que tem muita história pra contar e que merece ser visitada e conhecida! Espero voltar em breve para explorar mais a cidade e a região (quero conhecer o Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté, terra de Monteiro Lobato).


PS 1. O sernhor Vasconcelos Cunha e eu não temos uma câmera fotográfica, por isso não pude tirar fotos da cidade, outro motivo para voltarmos lá, de preferência quando tivermos sanado essa falta.


PS 2. O casamento da minha amiga estava uma delícia! Nós nos divertimos bastante!

5 comentários:

Cidadão Araçatuba disse...

Tai legal sua narrativa!
Se aparecer algum casamento em Araçatuba, venha também e conheça a minha cidade, que tem um povo hospitaleiro e cordial.
Parabéns pelo Blog e bem-vinda á Cia dos Blogueiros!
Abraço

Francine Ribeiro disse...

Obrigada pela visita!
Opa, viajar e conhecer lugares bonitos com gente hospitaleira é sempre um grande prazer!

abraços!

Kivia Amadei disse...

hahaha, que lindo!!! mas da próxima vez que voces voltarem a pinda, tentem visitar também o piracuama e a fazenda hare krishna (o portal nova gokula. Se não me engano, dá p ir de bondinho, da estrada de ferro campos do jordão

agora, o pindapamonhangaba foi forte hein!!! ahauheuahea

Francine Ribeiro disse...

Kivia, me falaram do Reino das águas claras, e desse passeio de bondinho, fiquei morrendo de vontade de conhecer, mas teve que ficar pra próxima vez. Espero que seja em breve!

Lucimara Souza disse...

Olá, Francine!
Obrigada pela visita e pelos comentários.
Gostei daqui também. Voltarei mais vezes.
Favoritei e estou seguindo.
Bom feriasão!

Sobre o que se fala

cotidiano Poesia Dicas opinião opiniões política utilidade pública atualidade atualidades Rapidinhas Campinas educação Conto crônica Minas Gerais São Paulo cinema observações Brasil coisas da vida escola Misto música Delfim Moreira divulgação Barão Geraldo Bolsonaro Literatura democracia eleições Filosofia da vida leitura coisas que fazem bem passeios Comilança clã Bolsonaro redes sociais revoltas amigos coronavírus debate público ensino paixão preconceito; atualidades sobre fake news séries Dark Futebol amor coisas de mineiro coisas do mundo internético criança do eu profundo façamos poesia; final de ano; início de ano; cotidiano; pandemia 8 de março Ciência de irmã pra irmã distopia história infância lembranças mulheres política; tecnologia virada cultural Violência; Educação; utilidade pública autoritarismo comunicação consumo consciente desabafo economia fascismo férias impressa manifestação mau humor mentira mágica pós-verdade quarentena racismo estrutural reforma da previdência ser professor (a) sobre a vida música Poesia 15 de outubro 20 de novembro 2021 Anima Mundi EaD Eliane Brum Fora Bolsonaro Itajubá Moro Oscar Passarinho; Poesia; Vida Posto Ipiranga aborto adolescência amizade amor felino animação; assédio sexual autoverdade balbúrdia baleia azul. bolsonarismo cabeça de planilha consciência negra corrupção coti covid-19 crime curta; crônica; curtas; concurso; festival curtas curtas; crônica; da vida; defesa democracia liberal descobrindo o racismo desinformação direitos discurso divulgação; atualidades divulgação; blogs; poesia documentário família filosofia de jardim fim das sacolinhas plásticas frio férias; viagens; da vida; gata guerra de narrativas hipocrisia humor ideologia jornalismo lei de cotas livros minorias morte mídia música Poesia novidades para rir próxima vida racismo institucional rap saudade sentimentos tirinhas universidade utopia verdade verdade factual viagem violência

Amigos do Mineireces