sábado, 31 de dezembro de 2011

Balanço Geral

Último dia de 2011 (último post do ano!). E o ano se despede com chuva. Minha mãe sempre diz que chuva é um bom sinal, sinal de limpeza, de purificação. Então, é isso, desejo a todos uma ótima virada de ano. Que 2012 venha purificado de tudo que não foi lá tão legal em 2011. Mas que os bons frutos de 2011 encontrem terra fértil para se multiplicarem no próximo ano.

Para o Brasil, 2011 foi um bom ano: o país chegou a marca de 6ª economia do mundo. Mas e para os brasileiros? Será que 2011 foi tudo isso?? Só para começar a conversa, como vai a educação do povo brasileiro? Se queremos ser grandes, ainda temos muito o que fazer...

2011 foi um ano bom pra mim. Virei mestra! E voltei a fazer planos! Planos pequenos, mas que já foram o suficiente para trazer uma energia nova para a minha vida, uma energia que por muito tempo esteve ausente nos últimos anos. Estou ansiosa pelo ano novo e principalmente pelo novo que virá no próximo ano!

***
Espero que todos possam ver 2012 como um grande presente que vamos abrir aos pouquinhos, ao longo dos 366 dias que temos pela frente (sim, 2012 é um ano bissexto!). Que venham as surpresas! Que possamos sorrir mais, amar mais, aprender mais e estar ao lado de pessoas especiais mais vezes! Que possamos realizar sonhos e projetos e que tenhamos muita energia para fazer ainda mais planos e sonhar mais! Que sejamos humildes e possamos crescer com nossos erros. Que tenhamos força para fazer das nossas ações, no dia a dia, no trabalho ou em casa, sempre exemplos de honestidade e compromisso com um mundo mais justo e melhor. Não acredito em grandes revoluções, mas acredito na transformação contínua que podemos fazer ao nosso redor (não custa ser otimista pelo menos um pouco!). Que tenhamos paz e muita paixão!!
Que venha 2012!!




Ah, é claro, pode ser que o mundo acabe em 2012, então aproveite hoje, enquanto é tempo!! Mas se beber muito, não dirija, não queira antecipar o fim do seu mundo...


terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Faxinas de Fim de Ano

Todo ano é assim: dezembro é mês de faxina! Limpar as gavetas, pastas, guarda-roupa e armários em geral.
Sabe aquela vontade de se desfazer de tudo que está sobrando para começar um ano novo e organizado? Sempre fico assustada com minha tendência de acumuladora! Mesmo tendo como meta ser minimalista, não tenho muito sucesso. Bom, em algumas áreas tenho mais que outras. Acho que com roupas e sapatos consigo ser bem minimalista. Sempre que eu percebo que tem uma roupa ficando na gaveta por muito tempo sem ser usada, já tiro logo e dou um jeito de passar adiante. O mesmo vale para sapatos.
Já com papéis, vixi, aí é um problema! Ô mania absurda que eu tenho de guardar e todo e qualquer pedacinho de papel do mundo! E todo ano são sacolas e sacolas de papeis amassados (revista, jornal, artigos rabiscados, rascunhos em geral) que vão embora, mas parece que eles se multiplicam num piscar de olhos! Não sei o que fazer!
Hoje já joguei um monte fora! Estou me sentindo mais leve! Minha escrivaninha ficou mais clean! Aproveitei para reorganizar um tanto de coisa (livros, artigos, rascunhos). Mas ainda continuo precisando de espaço! Ou talvez ainda tenha muito o que jogar fora! Mas eu sempre acho que papel vai servir pra alguma coisa! Ô dependência esquisita...
Sempre lembro de uma amiga que dizia que o ideal seria se pudéssemos ter numa mochila (uma única mochila!) tudo aquilo que nos é essencial para a vida. Então olho para os meus muitos livros e papeis incontáveis e desisto! Não vou conseguir! Eles sempre me parecem tão essenciais...


Bom, algumas outras faxinas ainda virão até o dia 31 de dezembro...
A mais importante delas deve ser em mim mesma! Queria deixar para trás um monte de sentimentos (ansiedades, medos, inseguranças, dúvidas, decepções, cansaço... bom, a lista ainda é grande).
Quero (como todo ano) começar um ano com o propósito de ser um pouco melhor!


E você, também curte umas faxinas de fim de ano? 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Belo Monte - já pensou sobre o assunto?

Ainda não tenho uma opinião totalmente formada sobre o assunto, mas, nos últimos dias, tenho recebido uma quantidade relevante de emails com links de videos sobre a discussão.
Tudo começou com um vídeo dos 'globais', vinculado a um projeto chamado É a gota d'água.
E aí surgiram alguns vídeos respostas: vídeo 1; vídeo 2;
E recebi também link para uma entrevista com o professor Oswaldo Sevá da Unicamp, na TV século 21;

Ainda estou digerindo essa quantidade toda de informação. Mas achei muito legal as considerações que são feitas pelo professor Sevá a respeito do modelo industrial que tem nos imposto essa demanda tão crescente por mais e mais energia elétrica.
O que eu me pergunto é se esse povo todo que brada contra a construção de Belo Monte estaria disposto a mudar seu padrão de vida em prol de um modelo de desaceleração. Será que todos estariam dispostos a deixar de trocar de carro todo ano?? Ou trocar de celular a cada 6 meses???

Vale a pena ocupar um tempinho para se informar e tentar formar sua própria opinião!



Sobre o que se fala

cotidiano Poesia Dicas opinião opiniões política utilidade pública atualidade atualidades Rapidinhas Campinas educação Conto crônica Minas Gerais São Paulo cinema observações Brasil coisas da vida escola Misto música Delfim Moreira divulgação Barão Geraldo Bolsonaro Literatura democracia eleições Filosofia da vida leitura coisas que fazem bem passeios Comilança clã Bolsonaro redes sociais revoltas amigos coronavírus debate público ensino paixão preconceito; atualidades sobre fake news séries Dark Futebol amor coisas de mineiro coisas do mundo internético criança do eu profundo façamos poesia; final de ano; início de ano; cotidiano; pandemia 8 de março Ciência de irmã pra irmã distopia história infância lembranças mulheres política; tecnologia virada cultural Violência; Educação; utilidade pública autoritarismo comunicação consumo consciente desabafo economia fascismo férias impressa manifestação mau humor mentira mágica pós-verdade quarentena racismo estrutural reforma da previdência ser professor (a) sobre a vida música Poesia 15 de outubro 20 de novembro 2021 Anima Mundi EaD Eliane Brum Fora Bolsonaro Itajubá Moro Oscar Passarinho; Poesia; Vida Posto Ipiranga aborto adolescência amizade amor felino animação; assédio sexual autoverdade balbúrdia baleia azul. bolsonarismo cabeça de planilha consciência negra corrupção coti covid-19 crime curta; crônica; curtas; concurso; festival curtas curtas; crônica; da vida; defesa democracia liberal descobrindo o racismo desinformação direitos discurso divulgação; atualidades divulgação; blogs; poesia documentário família filosofia de jardim fim das sacolinhas plásticas frio férias; viagens; da vida; gata guerra de narrativas hipocrisia humor ideologia jornalismo lei de cotas livros minorias morte mídia música Poesia novidades para rir próxima vida racismo institucional rap saudade sentimentos tirinhas universidade utopia verdade verdade factual viagem violência

Amigos do Mineireces