A menos que os verdadeiros motivos não tenham ainda sido divulgados, o desfecho do caso da estudante da Uniban que foi ridicularizada, perseguida, humilhada e insultada por seus colegas não pode significar outra coisa que não falta de bom senso. A decisão de expulsar a garota do mini vestido rosa não soaria como uma piada se não fosse aqui no Brasil.
O Brasil que é o país do micro-biquini. O Brasil que é o país das mulheres avantajadas. O Brasil que é o país do Carnaval... Antes que injustamente me acusem, não estou defendendo essa fama de mulher-objeto das brasileiras. Mas o que se passou naquela universidade em São Paulo é apenas o outro lado da moeda de uma cultura machista. Sim, porque não há outra explicação. Além disso, é um exemplo claro da hipocrisia que reina em todos os ambientes. Falta de respeito humano sim. Chamaram a garota de 'puta', e se ela o fosse? Seria motivo suficiente para que ela fosse humilhada e ameaçada? Bom, infelizmente, nossa história recente nos diz que, para muitos jovens, sim. Lembram da história dos jovens no Rio de Janeiro que espancaram uma mulher que estava num ponto de ônibus de madrugada, porque "acharam que ela era uma prostituta"?
Seria muito bom se a decisão da Universidade Bandeirante refletisse uma preocupação com a educação e, portanto, tivesse declarado a pleno pulmões que, mais do que frequentar a instituição com trajes inadequados, seus estudantes tem comportamento inadequado para uma sociedade democrática. No entanto, optaram pelo menos e, consequentemente, pagarão caro por isso.
estudantes sempre estão dispostos a bagunçar. quem seria tolo o bastante para crer que o vestido da aluna ofendeu aos alunos? se fosse uma escola religiosa fundamentalista, lá sim, poderia ter causado revolta. no brasil, foi apenas uma desculpa para suspender as aulas, programa preferido dos filhinhos de papai que não se preocupam com o pagamento da mensalidade...
ResponderExcluirun abrazo,
alex
Bom, não sei se é o caso serem 'filhinhos de papai' ou não. Mas são jovens, e essa demonstração de intolerância e machismo por parte deles foi uma coisa muito horrível de se assistir. Como eu disse, não acho que há culpados ou inocentes (acredito que seria ingenuidade de nossa parte dizer que a garota é 'inocente' e ponto), o que há são jovens que denunciam, em suas atitudes e em seus valores, uma sociedade doente.
ResponderExcluir