quarta-feira, 27 de abril de 2011

Direto da terrinha

Foto by Vitória Ribeiro

Nesse feriado, fui pra Delfim ver minha família e meus amigos. Todos bem! Pena que passa tão rápido! E teve até trânsito (na ida e na volta), mas valeu a pena. Sempre vale! Ainda mais quando tem pastelzinho de queijo da vovó! humm... E leite espumado tirado na hora! E comida de mãe!




E dessa vez também teve passeio turístico por Delfim. Fomos até o Antigo Mosteiro de Serra Clara, onde hoje funciona uma pousada. Eu tinha visitado lá uma vez, mas já deve fazer quase 10 anos. Uma loucura como o tempo passa. Eu lembrava que era bonito, mas não tinha uma imagem clara do lugar. Quando chegamos lá, até pensei que tivesse fantasiado as poucas lembranças que eu tinha. Mas depois tive a grata surpresa de rever o jardim interno, do qual eu me lembrava, com sua fonte. Dá uma vontade de ficar um tempão lá, em silêncio, ouvindo só a água e os passarinhos...

Na verdade, não sabíamos como estavam as coisas por lá. Tudo que sabíamos era que não era mais mosteiro e que estava funcionando uma pousada. O lugar, por si só, é uma maravilha. Natureza exuberante! Deixa a gente orgulhoso de ser de lá, daquelas montanhinhas... (orgulho besta, eu sei, porque nadinha daquela beleza se deve a mim.. acho que orgulho não é bem a palavra, antes é satisfação e felicidade!). Além das belezas naturais, tem ainda as dependências do mosteiro que começaram a ser construídas em 1958, sob os olhos do ex Vice-Prior do Mosteiro da ordem Beneditina de São Bento do Rio de Janeiro, dom Celestino de Barros Moraes, que pretendia criar ali um mosteiro rural de regras rígidas e vida regrada. 
Hoje a propriedade é de uma família  que tem planos de, cada vez mais, investir no potencial turístico da região e da fazenda, em particular. O Marcelo, atual dono da propriedade, é muito simpático, nos recebeu muito bem e até fez um pequeno tour pela propriedade. Infelizmente estávamos com o tempo curto e não pudemos ficar para conhecer as cachoeiras. Mas vamos voltar, com certeza, para passar o dia lá e aproveitar toda aquela maravilha!
De qualquer forma, fica a dica do passeio! E quem quiser saber mais sobre a Pousada Antigo Mosteiro de Serra Clara, dê uma espiadinha no site deles, este aqui.


Foto da praça de Delfim Moreira,
 'roubada' da amiga Joelma

Outra dica bacana é a cerveja Kraemerfass, produzida em Delfim. Super novidade! E, apesar de novinha, ela veio com tudo, já ganhando prêmios e com expectativas para o cenário cervejeiro desse ano. Quem quiser saber mais sobre a Kraemerfass dê um espiada aqui.

Foto da Igreja Matriz N. S da Soledade
de Delfim Morera.
Foto  'roubada' da amiga Joelma
Experimentei o chopp Pilsen e está aprovado! Infelizmente o chopp escuro tipo Dunkel estava em falta. Acho que o movimento do feriado foi grande e a fama do chopp chegou bem antes de mim...

Mas tem nada não, em breve terei outra chance!

Por falar em outra chance de ir pra Delfim, a exposição agropecuária de Delfim Moreira deve acontecer esse ano entre os dias 19 e 24 de julho. Bora conhecer Delfim?


Para saber mais sobre Delfim Moreira (MG):
Delfim Moreira - Portal do Sul de Minas
Atrativos Turísticos
Alquimia Rural Artesanatos

5 comentários:

Tainá Assis disse...

Até senti cheirinho de Delfim. Anos que não vou ao antigo Mosteiro. Incrível isso, porque sempre foi um dos meus lugares favoritos. Deu uma saudadezinha boa!
Imensa satisfação em ser de lá. Amo aquelas montanhas e quando estou lá vem sempre a sensação de aconchego.

Abraço conterrânea!

Kelly Christi disse...

Ah como é bom ir pra casa, ne, tbm eupasso por isso.Conversar, matar a saudade da comidinha da mamae... relembrar momentos e sabores como o pastelzinho que minha vovo, que não está mais aqui tbm fazia, e experimentar e viver coisas novas, como seu post demostrou...

bjokas

http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

Francine Ribeiro disse...

Tá, a sensação de aconchego das montanhas não tem igual! é sempre muito bom ir pra casa.

Kelly, obrigada pela visita! voltar pra casa é sempre uma ótima maneira de recarregar as energias. E quando a gente volta, tem um olhar diferente, redescobre o nosso lugar, mesmo que a gente sinta que não cabe mais nele...

bom fim de semana pra vcs!
bjins mineiros!

Unknown disse...

Fran, bem que você podia colocar as suas citações: "será que eu estou sonhando?"; "ai, acho que eu imaginei esse lugar e fantasiei tudo na minha cabeça".

Além dos momentos divertidos, o lugar é realmente belo! Temos que chamar o povo pra passar um dia mesmo! Deve ser muito legal! E ir nas cachoeiras no verão.

Você sabe quem vai tocar esse ano nan exposição?

Francine Ribeiro disse...

verdade, né Lê! rsrs
Mas pior que, inicialmente, eu achei mesmo que tivesse fantasiado tudo.. Mas é que o lugar está um pouco diferente, mudaram as cores do prédio, das janelas (eu achei algumas fotos antigas de lá depois!). Bom, fato é que o lugar é lindo! e que a gente precisa levar o povo pra lá! que tal no próximo carnaval??! rs

Sobre o que se fala

cotidiano Poesia Dicas opinião opiniões política utilidade pública atualidade atualidades Rapidinhas Campinas educação Conto crônica Minas Gerais São Paulo cinema observações Brasil coisas da vida escola Misto música Delfim Moreira divulgação Barão Geraldo Bolsonaro Literatura democracia eleições Filosofia da vida leitura coisas que fazem bem passeios Comilança clã Bolsonaro redes sociais revoltas amigos coronavírus debate público ensino paixão preconceito; atualidades sobre fake news séries Dark Futebol amor coisas de mineiro coisas do mundo internético criança do eu profundo façamos poesia; final de ano; início de ano; cotidiano; pandemia 8 de março Ciência de irmã pra irmã distopia história infância lembranças mulheres política; tecnologia virada cultural Violência; Educação; utilidade pública autoritarismo comunicação consumo consciente desabafo economia fascismo férias impressa manifestação mau humor mentira mágica pós-verdade quarentena racismo estrutural reforma da previdência ser professor (a) sobre a vida música Poesia 15 de outubro 20 de novembro 2021 Anima Mundi EaD Eliane Brum Fora Bolsonaro Itajubá Moro Oscar Passarinho; Poesia; Vida Posto Ipiranga aborto adolescência amizade amor felino animação; assédio sexual autoverdade balbúrdia baleia azul. bolsonarismo cabeça de planilha consciência negra corrupção coti covid-19 crime curta; crônica; curtas; concurso; festival curtas curtas; crônica; da vida; defesa democracia liberal descobrindo o racismo desinformação direitos discurso divulgação; atualidades divulgação; blogs; poesia documentário família filosofia de jardim fim das sacolinhas plásticas frio férias; viagens; da vida; gata guerra de narrativas hipocrisia humor ideologia jornalismo lei de cotas livros minorias morte mídia música Poesia novidades para rir próxima vida racismo institucional rap saudade sentimentos tirinhas universidade utopia verdade verdade factual viagem violência

Amigos do Mineireces