De acordo com algumas entrevistas de Wagner Moura, não, o Vips não é um elogio à esperteza, mas sim a história de alguém que está buscando descobrir sua identidade. Quem for assistir o filme de Toniko Melo vai encontrar um Marcelo (Wagner Moura) atormentado, cheio de sonhos, mas incapaz de se encarar, incapaz de assumir quem ele é (se acaso ele soubesse quem ele era). O Marcelo da ficção não é um espertinho que quer ganhar dinheiro, ele quer ganhar a aprovação de um pai. Quer ser como esse pai, piloto de avião. O Marcelo da ficção conquista público, faz rir e, pelo menos a mim, fez triste, angustiada, diante do turbilhão de sentimentos confusos que ele não é capaz de controlar.
O filme VIPs, baseado do livro Vips - histórias reais de um mentiroso, de Mariana Caltabiano, nos coloca num mundo de meias verdades: de uma mãe que não sabe dizer como é seu filho, uma mãe que, por algum motivo, passa a mão na cabeça quando devia dar bronca, que fecha os olhos para não ver a verdade.
Não é um filme nota 10, mas para mim foi um 8,5. Cumpre bem o papel de entretenimento e até nos faz pensar um pouco sobre as frágeis relações humanas. Sobre o excesso de valor dado a aparência, ao dinheiro. De maneira bem humorada, o filme expõe o ridículo real a que foram expostos algumas celebridades brasileiras no episódio do Recifolia, quando Marcelo se passa por filho do dono da Gol.
O Marcelo do livro, o Marcelo real, esse sim é um pilantra, embora, na minha opinião, não sem uma boa dose de transtorno mental. Ouvir algumas de suas entrevistas pode fazer muitas pessoas ficarem com o pé atrás com o filme. No entanto, o filme é uma obra de ficção, muito bem feita, na minha opinião, com uma atuação impecável de Wagner Moura e que merece ser prestigiado pelo público brasileiro.
3 comentários:
Fica a vontade de assistir!
Estou triste por ainda não ter conseguido assistir. Tenho certeza d q terei essa mesma impressão q vc teve. D tudo já valerá a pena ver o Wagner Moura, ele e Selton Melo são ótimos atores.
Abraços, tenha um bom dia.
Vanna! sempre muito bom receber vc aqui!
Vá assistir quando puder! e sim, o Selton e o Wagner são atores que dão orgulho pra gente. Mas o Wagner é meu preferido. Gosto da postura dele, não só como ator, mas de alguém que está sempre atenado com questões políticas.
abraço e boa semana pro c
Postar um comentário