sábado, 4 de junho de 2011

E vai que vira moda..

"Prédios estão multando moradores que falam palavrão durante jogo na quadra ou que gritam palavras de baixo calão nas janelas" (folhaonline). 

Vamos lá, é chato conviver com a falta de educação alheia? Claro que é! Eu mesma outro dia sugeri aqui que se multasse pessoas que ligam som alto no celular dentro de ônibus ou metros e outros lugares públicos e que incomodam. Até entendo os que se incomodam com a gritaria dos vizinhos em dia de jogo (já convivi com isso e sei que não é legal). Mas o problema não é o que eles gritam, e sim o barulho, a falta de noção com respeito aos limites dos seus direitos. 

Mas multa para palavrão na quadra? Isso é coisa de quem jamais jogou bola! De quem jamais se reuniu com os amigos para um futebol ou vôlei no fim da tarde, depois do trabalho, ou no fim de semana. Coisa de quem fica em casa mal humorado, que não tem amigos que o chamem para jogar futebol ou qualquer outra coisa, peteca, que seja! 

Apresente a primeira multa quem nunca soltou um palavrão de boca cheia depois de levar um chute na canela, ou de tocar na bola de vôlei de mal jeito e torcer os dedos ou abrir os pulsos. 

Mas e se a moda pega? E se daqui há pouco impedem de falar palavrão no corredor dos prédios? Nas garagens? Dentro das casas? Você está andando, dá aquela topada no degrau e diz logo: pqp! Ou então saiu de casa com pressa, está atrasado, desceu as escadas correndo, mas quando parou diante do carro: cadê as chaves? O que você diz?

E imagina em cada uma dessas cenas um chato de plantão, ali do seu lado, prontinho pra te multar! E com certeza pensando, lá no fundo do seu eu politicamente correto e hipócrita: é, se f....!

Brincadeiras à parte, é o risco do politicamente correto nos rondando! E não me venham com essa de que é para proteger as crianças! Então vamos trancar as crianças numa redoma de vidro? Sem tv, sem amigos, sem video-game, sem vizinho falando palavrão... Até quando? Educar não é botar um filho num mundo que não existe! Criar um mundo de faz de conta! Ou será que vamos criar uma lei federal que proíba os palavrões? vixi, pra que eu fui falar isso...

Sinceramente, sou uma defensora dos palavrões! O ponto é que tem hora e lugar! E acho que a quadra de esportes é um lugar apropriadíssimo para os palavrões! É onde vamos extravasar tudo aquilo que tivemos que engolir durante a semana: mal humor do chefe, trabalho demais, trânsito, fila no banco, os chatos do telemarketing, o chuveiro que queimou bem no dia mais frio da semana, o ônibus que você viu partindo quando estava há alguns passos do ponto, a nota ruim do trabalho da faculdade e por aí vai. E depois de correr, cansar, e gritar uma meia dúzia de palavrões, parecemos mais leves! Prontos pra começar tudo de novo!

Se essa maluquice pega, logo todos os lugares terão placas de que estamos sendo filmados e vigiados, e haja criatividade para tantas multas que ainda poderão ser criadas...

Nenhum comentário:

Sobre o que se fala

cotidiano Poesia Dicas opinião opiniões política utilidade pública atualidade atualidades Rapidinhas Campinas educação Conto crônica Minas Gerais São Paulo cinema observações Brasil coisas da vida escola Misto música Delfim Moreira divulgação Barão Geraldo Bolsonaro Literatura democracia eleições Filosofia da vida leitura coisas que fazem bem passeios Comilança clã Bolsonaro redes sociais revoltas amigos coronavírus debate público ensino paixão preconceito; atualidades sobre fake news séries Dark Futebol amor coisas de mineiro coisas do mundo internético criança do eu profundo façamos poesia; final de ano; início de ano; cotidiano; pandemia 8 de março Ciência de irmã pra irmã distopia história infância lembranças mulheres política; tecnologia virada cultural Violência; Educação; utilidade pública autoritarismo comunicação consumo consciente desabafo economia fascismo férias impressa manifestação mau humor mentira mágica pós-verdade quarentena racismo estrutural reforma da previdência ser professor (a) sobre a vida música Poesia 15 de outubro 20 de novembro 2021 Anima Mundi EaD Eliane Brum Fora Bolsonaro Itajubá Moro Oscar Passarinho; Poesia; Vida Posto Ipiranga aborto adolescência amizade amor felino animação; assédio sexual autoverdade balbúrdia baleia azul. bolsonarismo cabeça de planilha consciência negra corrupção coti covid-19 crime curta; crônica; curtas; concurso; festival curtas curtas; crônica; da vida; defesa democracia liberal descobrindo o racismo desinformação direitos discurso divulgação; atualidades divulgação; blogs; poesia documentário família filosofia de jardim fim das sacolinhas plásticas frio férias; viagens; da vida; gata guerra de narrativas hipocrisia humor ideologia jornalismo lei de cotas livros minorias morte mídia música Poesia novidades para rir próxima vida racismo institucional rap saudade sentimentos tirinhas universidade utopia verdade verdade factual viagem violência

Amigos do Mineireces