quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Vergonha alheia da Ministra da Cultura

Não é bem assim dona Marta! Não é questão de liberdade! Comprar revista porcaria com vale cultura pode ser falta de opção! Portanto, ministra, o buraco é bem mais embaixo...

A ministra da Cultura, Marta Suplicy (até hoje não entendi porque essa senhora 'virou' ministra da cultura...), disse em entrevista, a respeito do vale Cultura aprovado pela presidente Dilma Rousseff há poucos dias, que o trabalhador terá liberdade para comprar o que quiser, e se ele quiser comprar revista porcaria, ele poderá.
Sei que falar sobre cultura não é um tema tão simples. Afinal, há muito desacordo a respeito do que o termo 'cultura' abrange e, portanto, quais coisas devem ser consideradas ou não no âmbito da Cultura. Mas vamos combinar que revistinhas de fofocas e similares estão longe de agregar qualquer coisa na vida de alguém. 

Mas o problema é bem maior do que saber o que colocar e onde. O problema é que o 'trabalhador' brasileiro que será beneficiado com o vale cultura não tem/teve educação que o ensinasse apreciar a leitura de um bom livro de literatura ou uma orquestra sinfônica ou uma escultura ou uma pintura. O acesso a todos esses bens no Brasil é restrito, porque está fora das possibilidades financeiras de muitos de nós (inclusive nós professores!). No entanto, se em nenhum momento o cidadão é despertado para o valor de todas essas produções culturais, de nada adianta dar dinheiro (R$50,00 por mês) na mão do trabalhador na hipótese de que isso por si só resolverá o problema do acesso àquilo que silenciosamente/oficialmente tem-se aceito sob o título de cultura. A falta de acesso à cultura no Brasil está pra além do dinheiro.
A dita Cultura não é acessível porque é estranha à maioria dos cidadãos. E essa estranheza tem uma razão de ser. Infelizmente, muitos professores da rede pública chegam na sala de aula cegos pelo preconceito que eles têm a respeito do tipo de alunos que lá estão e, graças a esta cegueira, são incapazes de cumprirem com o seu dever de tirar os alunos do senso comum, de mostrar a eles que o mundo é bem mais vasto do que a realidade imediata que os cerca. Muitos professores dizem que não vale a pena investir nesse tipo de aluno, porque eles não vão entender nada. Levar alunos da escola pública numa visita a um museu é visto como loucura. Já ouvi professor dizendo que não se preocupa em preparar uma boa aula pra esse tipo de aluno porque é o mesmo que atirar pérola aos porcos. 
Enquanto esse tipo de professor existir nas escolas públicas e enquanto esse tipo de ideia medíocre estiver rondando nossas escolas, os cidadãos que saem das escolas vão usar o vale cultura para comprar revistinha de quinta. Mas isso não é uma questão de liberdade, ministra Marta, é questão de falta de oportunidade, falta de opção. 

4 comentários:

Lucimara Souza disse...

É... pra vermos o tanto que a senhora Marta está comprometida e preocupada com a Cultura do povo.

Matheus Farizatto disse...

Há anos, quando li sobre a intenção do vale-cultura, fiquei muito animado com a proposta. Pra mim, isso parecia tão longe da realidade do Brasil que vi com olhos para um bom avanço.

Lendo seu texto percebo que na verdade é, sim, fora da realidade do país por todos estes motivos que citou.

Acredito que é uma forma de incentivo muito bem-vinda que renderá novos interessados por cultura. Porém, o maior uso será feito mesmo por quem já coloca a mão no bolso para apreciar algo do tipo.

Beijão, Fran.

Francine Ribeiro disse...

Matheus,
eu também vejo com bons olhos a iniciativa, só acredito que ela sozinha não será eficaz, pelos motivos que eu já apresentei. No entanto, se isso vier a contribuir para que surjam novos interessados por cultura, será ótimo!
Mas espero que haja também movimentos confluentes de conscientização em espaços de educação/escola, que proporcionem um melhor aproveitamento dessa iniciativa.

Abraço e obrigada pela visita!

Tainá Assis disse...

Também vejo com bons olhos a iniciativa. Entretanto, longe de ser apenas uma questão de dinheiro, vemos que cultura é também resultado de nosso sistema educacional precário. Podemos observar, Fran, no próprio meio da "elite intelectual pós-graduanda" do país o quão pouco embasado e a superficialidade com o qual este tema é entendido.
Voltamos sempre a problemática da educação básica. Infelizmente, incentivo à cultura não é apenas um vale de 50 reais por mês. É questão de anos de incentivo e vivência educacional.
Concordo (e muito!) contigo!

Sobre o que se fala

cotidiano Poesia Dicas opinião opiniões política utilidade pública atualidade atualidades Rapidinhas Campinas educação Conto crônica Minas Gerais São Paulo cinema observações Brasil coisas da vida escola Misto música Delfim Moreira divulgação Barão Geraldo Bolsonaro Literatura democracia eleições Filosofia da vida leitura coisas que fazem bem passeios Comilança clã Bolsonaro redes sociais revoltas amigos coronavírus debate público ensino paixão preconceito; atualidades sobre fake news séries Dark Futebol amor coisas de mineiro coisas do mundo internético criança do eu profundo façamos poesia; final de ano; início de ano; cotidiano; pandemia 8 de março Ciência de irmã pra irmã distopia história infância lembranças mulheres política; tecnologia virada cultural Violência; Educação; utilidade pública autoritarismo comunicação consumo consciente desabafo economia fascismo férias impressa manifestação mau humor mentira mágica pós-verdade quarentena racismo estrutural reforma da previdência ser professor (a) sobre a vida música Poesia 15 de outubro 20 de novembro 2021 Anima Mundi EaD Eliane Brum Fora Bolsonaro Itajubá Moro Oscar Passarinho; Poesia; Vida Posto Ipiranga aborto adolescência amizade amor felino animação; assédio sexual autoverdade balbúrdia baleia azul. bolsonarismo cabeça de planilha consciência negra corrupção coti covid-19 crime curta; crônica; curtas; concurso; festival curtas curtas; crônica; da vida; defesa democracia liberal descobrindo o racismo desinformação direitos discurso divulgação; atualidades divulgação; blogs; poesia documentário família filosofia de jardim fim das sacolinhas plásticas frio férias; viagens; da vida; gata guerra de narrativas hipocrisia humor ideologia jornalismo lei de cotas livros minorias morte mídia música Poesia novidades para rir próxima vida racismo institucional rap saudade sentimentos tirinhas universidade utopia verdade verdade factual viagem violência

Amigos do Mineireces