terça-feira, 8 de março de 2011

Será que o problema é com a Sandy, com a Devassa ou com os brasileiros?

Fiquei pensando sobre isso depois de ver/ler as reações de muitas pessoas contra a escolha da nova garota propaganda da Devassa: Sandy. Estão dizendo que ela é sem sal e sem açucar, que não é sensual e que a Devassa errou feio ao escolher 'a menininha pura e santa' para a nova campanha. Outros apostam que a ideia era essa mesma: chocar! Ou ainda, que a Devassa resolveu optar pelo politicamente correto, mostrar que  para ser sexy não precisa ser vulgar ou ainda que a esposa/moça de família também pode dar um bom caldo (entre quatro paredes, é claro!). Bom, é verdade que a Sandy não é lá o que se acostumou a ver nas propagandas de cervejas Brasil a fora: tipo gostosona, à la Juliana Paes. 

Mas a ideia toda da propaganda foi bem feitinha! Até mesmo brincando com essa imagem que, bem ou mal, acompanha a boa moça (sem o trocadilho da cerveja concorrente...) desde os tempos da dupla com o irmão Junior. Os filmes da campanha são de um bom gosto que não encontramos em nenhuma das concorrentes. Sem mulheres peladas, porque é bem assim nas propagandas da Skol, Brahma, Antarctica e Cia Ltda, os filmes são bem humorados e apelam para o lado Devassa de toda mulher e que, no entanto, não precisa significar peitos e bundas a mostra na praia ou no barzinho da boa. 



A primeira propaganda da Devassa, com a Paris Hilton, foi censurada e, até hoje, fico tentando entender o motivo e a minha conclusão é que a moça aparece muito vestida para um comercial de cerveja... Que abuso, de vestidinho preto, sem aparecer a bunda dela, onde já se viu! Tinha mais que censurar mesmo!


Agora, com a Sandy, o discurso é que ela não só não tem cara de cervejeira  mas, como ela mesma  declarou tempos atrás, não aprecia o sabor da bebida. Bom, foi uma opção da marca que, com certeza, já sabia dessa preferência da Sandy por bebidas docinhas. E é fato que ela não ingere uma gota de cerveja na propaganda. Mas tampouco Paris Hilton degustou a bebida na campanha anterior. Será que ela também preferia uma batida com champagne ou vodka? Engraçado como ninguém reclamou disso...

Para mim toda essa implicância com a Sandy é muito mais uma implicância com a Devassa que, apesar do nome ousado, tem feito umas propagandas de cerveja que não tem agradado ao público brasileiro. Ainda mais em pleno carnaval, quando tudo é permitido no país do samba, ninguém queria ver a Sandy ameaçando um streap tease ou dançando em cima do balcão. O que se esperava era uma Débora Secco, encarnando uma Bruna Surfistinha, chegando aos finalmentes numa mesa de bar... Isso parece mais o (mau) gosto do brasileiro em geral!

Só para recordar algumas propagandas de cerveja que, inacreditavelmente, não foram censuradas:
Antarctica; Brahma;

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