quarta-feira, 30 de março de 2011

A morte de José de Alencar e a alienação do povo brasileiro

Na minha opinião já foi tarde ou, para ser menos ríspida, depois de tanto vai e volta para o hospital, o José de Alencar descansou. Foi uma longa caminhada desde que ele descobriu que estava com câncer, umas 17 cirurgias, muitas internações, e com certeza muitas dores. Com certeza foi preciso muita força de vontade para encarar isso. Mas não entendo a comoção que esse homem causou nas pessoas. Agora, depois de morto, mas ainda em vida, foi aclamado como um exemplo de luta contra essa triste doença e parece que o povo brasileiro ficou anestesiado, besta mesmo, achando que o homem era/é quase um santo. Não estou desmerecendo a coragem e a vontade de viver que animaram José de Alencar durante esses anos difíceis, no entanto, é muito fácil ser um exemplo de luta quando se tem um ótimo hospital a sua disposição, bons médicos, ou seja, uma infraestrura das melhores possíveis. Exemplo de luta, para mim, são os brasileiros que depedendem do SUS para tratar de um câncer ou de qualquer outra doença mais grave. Que enfrentam filas para entrar numa fila de espera para ser atendido. Como não desanimar diante disso? Os brasileiros que, apesar da espera de 6 meses para uma consulta, não perdem a esperança, esses sim, são exemplos de perseverança e luta!

Mas além disso, tem outra coisa me incomodando. Resolveram aclamar o José de Alencar o santo da vez. O homem é dito símbolo de integridade, de honestidade, bom caráter e sei lá mais o que. No entanto, para mim, foi apenas mais um machista hipócrita! E mais uma vez digo que foi tarde! Antes de pensarem que estou sendo muito dura, vejam o que ele disse em entrevista no programa do Jô, ano passado.



 Independente se a suposta filha que lutava para ter a paternidade reconhecida por ele era filha de prostituta ou não (hipótese que ele assume para justificar sua recusa em fazer o teste de DNA), o senhor José de Alencar deu testemunho de uma postura machista, preconceituosa e hipócrita que em nada serve para engrandecer homem nenhum. Ao contrário, esse senhor extremamente preconceituoso (veja o que ele diz a respeito da mãe da suposta filha dele (0:14-0:19): "Esta senhora que diz ser mãe de uma filha minha, esta senhora nunca podia ter posto o pé naquele clube..."), reforça um tipo de postura ultrapassado e que deveria ser motivo de vergonha alheia! 

Mas, já se foi...

5 comentários:

Vanna disse...

Querida, tb não entendi tamanha comoção. Concordo q sua luta só foi possível pelos recursos d q dispunha. Não sabia dessa história, soube por amigo ontem. Uma coisa q m incomoda tb nesses casos é a frase repetida sempre por muitos "O país perdeu um grande homem" isso em qualquer caso.
Bjs, bom fim d semana.

Francine Ribeiro disse...

Oi Vanna! então, nosso país está cheio de grandes homens e mulheres que vivem no anomimato, pessoas que, infelizmente, desconhecem seu próprio valor.

bom fim de semana pra vc também!

Anônimo disse...

Concordo com o que foi escrito. Tambem acho um absurdo que Jose de Alencar seja tratado como santo e dizerem que ate seria um exemplo aos cidadoes brasileiros. Jose de Alencar nao e exemplo nenhum e sim uma vergonha nacional. Ele representa o machismo que ainda existe no Brasil e o desprezo aos mais humildes. Eu fiquei ofendido de ve-lo dizer que ele chegou a vice presidente e depois insinuar que a mae de Rosemary pudesse ser prostituta. Nao acredito que tenha sido prostituta e se foi soube educar muito bem a filha que se absteve de fazer qualquer comentario e se comportou melhor que o proprio Jose de Alencar. Mais ainda e importante notar que muitas mulheres que se prostitutiram pois nao tinham outra forma de ganhaar dinheiro para alimentar os filhos pequenos pois foram vitimas de homens que fugiram da obrigacao de pai. Mais ainda mesmo que a mae fosse prostituta isto nao significa nada com relacao a questao da paternidade e mostra uma total falta de consideracao com a filha ilegitima. Eu como homem estou envergonhado desse Jose de Alencar que virou santo e foi homenageado ate pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal com um exemplo de integridade e justica. Sera que esqueceram que ele abusou do sistema juridico brasileiro com o recuso e despreso a decisao do juiz que ele deveria fazer o exame de DNA? Fico impressionado que nem a midia tem mostrado o caso da paternidade o que me leva a crer que a nossa midia tambem e censurada. Como e facil enganar o povo brasileiro, mas a verdade ainda vai aparecer.

Aman Morbeck disse...

Olá, concordo totalmente com vc, inclusive escrevi no meu blog sobre essa comoção desmedida - se quiser visitá-lo, o endereço é blogdaaman.wordpress.com. Manipulação da mídia combinada com alienação dos brasileiros. Q bom encontrar outras pessoas q não participam desse circo.
Um abraço.

Francine Ribeiro disse...

Aman, obrigada pela visita! e sim, é muito bom saber que tem gente que não está comprando esse circo barato.
Reitero que não desmereço a força de vontade que ele demonstrou ao encarar sua doença, no entanto, isso é corriqueiro e, dada as condições, tem muita gente que merecia destaque por manter a vontade de viver mesmo diante de tantos obstáculos.
bom fim de semana

vou ler seu texto com calma!

Sobre o que se fala

cotidiano Poesia Dicas opinião opiniões política utilidade pública atualidade atualidades Rapidinhas Campinas educação Conto crônica Minas Gerais São Paulo cinema observações Brasil coisas da vida escola Misto música Delfim Moreira divulgação Barão Geraldo Bolsonaro Literatura democracia eleições Filosofia da vida leitura coisas que fazem bem passeios Comilança clã Bolsonaro redes sociais revoltas amigos coronavírus debate público ensino paixão preconceito; atualidades sobre fake news séries Dark Futebol amor coisas de mineiro coisas do mundo internético criança do eu profundo façamos poesia; final de ano; início de ano; cotidiano; pandemia 8 de março Ciência de irmã pra irmã distopia história infância lembranças mulheres política; tecnologia virada cultural Violência; Educação; utilidade pública autoritarismo comunicação consumo consciente desabafo economia fascismo férias impressa manifestação mau humor mentira mágica pós-verdade quarentena racismo estrutural reforma da previdência ser professor (a) sobre a vida música Poesia 15 de outubro 20 de novembro 2021 Anima Mundi EaD Eliane Brum Fora Bolsonaro Itajubá Moro Oscar Passarinho; Poesia; Vida Posto Ipiranga aborto adolescência amizade amor felino animação; assédio sexual autoverdade balbúrdia baleia azul. bolsonarismo cabeça de planilha consciência negra corrupção coti covid-19 crime curta; crônica; curtas; concurso; festival curtas curtas; crônica; da vida; defesa democracia liberal descobrindo o racismo desinformação direitos discurso divulgação; atualidades divulgação; blogs; poesia documentário família filosofia de jardim fim das sacolinhas plásticas frio férias; viagens; da vida; gata guerra de narrativas hipocrisia humor ideologia jornalismo lei de cotas livros minorias morte mídia música Poesia novidades para rir próxima vida racismo institucional rap saudade sentimentos tirinhas universidade utopia verdade verdade factual viagem violência

Amigos do Mineireces