sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta-feira 13

É, minha gente, hoje é um dia daqueles...
Para os supersticiosos de plantão, ver o um gato preto hoje é motivo de arrepiar os cabelos! E que tal passar por debaixo de uma escada? É, hoje é sexta-fera 13! 
Não, eu não sou uma pessoa supersticiosa. Não tenho nenhum problema com gatos pretos (eu morei por um ano com um lindo gato preto!), nem com escadas e nem com sexta-feira 13. 

Mas o dia está cheio de coisas estranhas..
Já teve até gente anunciando o juízo final. É isso mesmo, segundo um grupo de evangélicos norte-americanos, o mundo está com seus dias contados: 21 de maio de 2011 será o dia do juízo final. Tá bom, vão dizer que essa não vale, porque foi anunciada no dia 10 de maio.Ok.

Mas vejam essa:
mulher britânica é morta e decapitada em Tenerife (Espanha). E o cara que decapitou a mulher, fugiu correndo, carregando a cabeça ensanguentada da vítima. Se isso não é cena de filme de terror eu não sei do que chamar.. Segundo uma das testemunhas, o cara carregando pelos cabelos a cabeça ensanguetada de uma mulher pareceu, primeiramente, uma brincadeira e fez lembrar cena de filme... 

Consegue imaginar? ah, é melhor deixar pra lá..

Esse negócio de sexta-feira 13 me lembrar uma música que tocou nas rádios uns anos atrás, cujo refrão era assim:
"segunda-feira é um dia de amargar,
segunda-feira 13 é meu dia de azar". 
Procurei a música pra botar aqui, mas não encontrei. Eu achava engraçado esse refrão (que é tudo que eu lembro da música).  

Como já disse, não sou supersticiosa, mas venho de cidade pequena, família mineira do interior e cresci ouvindo histórias de assombração e lobisomem na taipa do fogão de lenha. E confesso que quando eu tinha lá meus 6 a 9 anos, tinha um medinho de tudo isso. Meus avós maternos moravam numa casa antiga, daquelas com assoalho, forro e janelas de madeira, que fazem uns barulhos estranhos e que deixam a casa absolutamente escura.  Era terrível ir da cozinha pro quarto depois de ouvir aquelas histórias. Qualquer cachorro uivando lá fora, já se transforma num imenso lobisomem. Mas depois comecei achar engraçado e sempre ficava me perguntando de onde vinha tanta inspiração para aquelas histórias. Minha avó por paterna, bastante crédula nessas histórias, diz que eu sou 'abusante' e diz bem assim: "ah menina, vai po cê vê, o cê é abusante, uma hora...". Bom, até hoje essa hora não chegou! Ela diz isso porque quando conta essas histórias, que na verdade eu adoro ouvir, eu não consigo não dar risada. São lobisomens, fantasmas, assombrações de todo tipo, vozes, risadas, feitiços.
Hoje seria um ótimo dia pra ficar sentado na taipa de um fogão de lenha, comendo pinhão cozido, ou pastel de queijo da vó e ouvindo essas velhas histórias, afinal é sexta-feira 13!

Nenhum comentário:

Sobre o que se fala

cotidiano Poesia Dicas opinião opiniões política utilidade pública atualidade atualidades Rapidinhas Campinas educação Conto crônica Minas Gerais São Paulo cinema observações Brasil coisas da vida escola Misto música Delfim Moreira divulgação Barão Geraldo Bolsonaro Literatura democracia eleições Filosofia da vida leitura coisas que fazem bem passeios Comilança clã Bolsonaro redes sociais revoltas amigos coronavírus debate público ensino paixão preconceito; atualidades sobre fake news séries Dark Futebol amor coisas de mineiro coisas do mundo internético criança do eu profundo façamos poesia; final de ano; início de ano; cotidiano; pandemia 8 de março Ciência de irmã pra irmã distopia história infância lembranças mulheres política; tecnologia virada cultural Violência; Educação; utilidade pública autoritarismo comunicação consumo consciente desabafo economia fascismo férias impressa manifestação mau humor mentira mágica pós-verdade quarentena racismo estrutural reforma da previdência ser professor (a) sobre a vida música Poesia 15 de outubro 20 de novembro 2021 Anima Mundi EaD Eliane Brum Fora Bolsonaro Itajubá Moro Oscar Passarinho; Poesia; Vida Posto Ipiranga aborto adolescência amizade amor felino animação; assédio sexual autoverdade balbúrdia baleia azul. bolsonarismo cabeça de planilha consciência negra corrupção coti covid-19 crime curta; crônica; curtas; concurso; festival curtas curtas; crônica; da vida; defesa democracia liberal descobrindo o racismo desinformação direitos discurso divulgação; atualidades divulgação; blogs; poesia documentário família filosofia de jardim fim das sacolinhas plásticas frio férias; viagens; da vida; gata guerra de narrativas hipocrisia humor ideologia jornalismo lei de cotas livros minorias morte mídia música Poesia novidades para rir próxima vida racismo institucional rap saudade sentimentos tirinhas universidade utopia verdade verdade factual viagem violência

Amigos do Mineireces