sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Achados e perdidos

Ontem decidi procurar um texto que escrevi faz muito tempo, quando estava no colégio, para mostrar a uma das meninas que moram comigo. Peguei uma cadeira, levei para o quarto. Subi na cadeira e fui mexer nos muitos pacotinhos plásticos cheio de folhas e pastas de papel. Achei duas. Nem sabia que tinha tanta folhas, pedacinhos de capa de caderno, rascunho, e por aí vai, escritos... Encontrei coisas das quais havia me esquecido totalmente. Palavras confusas que me foram entregues e que nunca pude compreender. Versos melosos que escrevi em algum dia de chuva, quando estava de tpm...Mas o bendito texto que queria mostrar para Fabi, esse não encontrei.

Foi uma brincadeira que fiz quando estava na sétima série, com títulos de livros e nomes de alguns personagens. Ficou interessante. Até foi publicado nuns dois jornaizinhos locais: o da minha cidade, "A voz da montanha" - nome simpático né?, e o outro, não me recordo o nome, mas era de um cara que mais tarde veio a ser meu professor de literatura no cursinho.

No entanto, encontrei uma raridade. Um soneto que escrevi em 1999. Mas o que é mais interessante desse soneto é a origem dele. Quem já leu Dom Casmurro? Lá pelas tantas, há um capítulo chamado "Um Soneto". Bentinho, no seminário, vê-se as voltas com uns versos: "Oh! flor do céu! oh! flor cândida e pura!" e "Perde-se a vida, ganha-se a batalha!", os únicos que apareceram quando ele pensava em escrever um soneto. Depois de tentar, de pensar quem era essa "flor", de orgulhar-se da magnitude dos versos, sem, no entanto, poder concluir o tal soneto eis o que se segue: "Pois, senhores, nada me consola daquele soneto que não fiz. Mas, como eu creio que os sonetos existem feitos, como as odes e os dramas, e as demais obras de arte, por uma razão de ordem metafísica, dou esses dous versos ao primeiro desocupado que os quiser."

Imaginem qual não foi a minha alegria. Eu e meus 14 aninhos. Recebendo ali, por meio de Bentinho, das mãos de Machado, dois versos de presente para escrever um soneto. E foi exatamente o que fiz. Fechei o livro e escrevi. O título foi tomado de empréstimo do capítulo. Confesso que tive de fazer uma pequena alteração no segundo verso, mas talvez esteja perdoada...

Um soneto

Oh! flor do céu! oh! flor cândida e pura!
Vens estampada num sorriso de candura!
É com leveza que te aproximas,
Oh! flor do céu! que perfuma e me anima!

Oh! flor do céu! És vida ou morte?
E o que vens me trazer? Perdição ou sorte?
Oh! flor do céu! oh! flor cândida e pura!
Será que hás de cumprir o que teus lábios jura?

Oh! flor do céu! oh! flor cândida e pura!
Tu és a ferida que traz a cura,
és a morte que traz a vida!

Não penses tu, que tuas obras são falhas,
antes por ti perder a vida e ganhar a batalha,
Oh! flor do céu! oh! flor cândida e pura!

vai a dica também para que leiam Dom Casmurro. E tem muitas outras obras boas na Biblioteca Virtual.

Nenhum comentário:

Sobre o que se fala

cotidiano Poesia Dicas opinião opiniões política utilidade pública atualidade atualidades Rapidinhas Campinas educação Conto crônica Minas Gerais São Paulo cinema observações Brasil coisas da vida escola Misto música Delfim Moreira divulgação Barão Geraldo Bolsonaro Literatura democracia eleições Filosofia da vida leitura coisas que fazem bem passeios Comilança clã Bolsonaro redes sociais revoltas amigos coronavírus debate público ensino paixão preconceito; atualidades sobre fake news séries Dark Futebol amor coisas de mineiro coisas do mundo internético criança do eu profundo façamos poesia; final de ano; início de ano; cotidiano; pandemia 8 de março Ciência de irmã pra irmã distopia história infância lembranças mulheres política; tecnologia virada cultural Violência; Educação; utilidade pública autoritarismo comunicação consumo consciente desabafo economia fascismo férias impressa manifestação mau humor mentira mágica pós-verdade quarentena racismo estrutural reforma da previdência ser professor (a) sobre a vida música Poesia 15 de outubro 20 de novembro 2021 Anima Mundi EaD Eliane Brum Fora Bolsonaro Itajubá Moro Oscar Passarinho; Poesia; Vida Posto Ipiranga aborto adolescência amizade amor felino animação; assédio sexual autoverdade balbúrdia baleia azul. bolsonarismo cabeça de planilha consciência negra corrupção coti covid-19 crime curta; crônica; curtas; concurso; festival curtas curtas; crônica; da vida; defesa democracia liberal descobrindo o racismo desinformação direitos discurso divulgação; atualidades divulgação; blogs; poesia documentário família filosofia de jardim fim das sacolinhas plásticas frio férias; viagens; da vida; gata guerra de narrativas hipocrisia humor ideologia jornalismo lei de cotas livros minorias morte mídia música Poesia novidades para rir próxima vida racismo institucional rap saudade sentimentos tirinhas universidade utopia verdade verdade factual viagem violência

Amigos do Mineireces