sábado, 28 de maio de 2011

Queimada é crime sim!

Outono e inverno são minhas estações do ano favoritas! Já disse isso aqui. Mas tem coisa mais irritante, durante o outono e o inverno, do que as queimadas? Aquela fuligem invadindo sua casa, e toda aquela fumaça que, de repente, você se vê obrigado a engolir?

Foto retirada do site
http://www.maisumonline.com.br/noticiaaberta.php?key=542
As queimadas urbanas são casos cada vez mais sérios nos grandes centros. As pessoas resolvem fazer uma faxina no quintal e, que beleza!, fazer uma fogueira! Talvez seja inspiração das festas de São João! Ok, eu adoro São João, Festa Junina, milho cozido, pamonha, bolo de milho, canjica e tudo mais! Mas não suporto as fogueiras! Sejam pra São João ou pra limpar o quintal do vizinho!

Para quem não sabe, 'QUEIMADA É CRIME, na medida em que infringe o artigo 54, da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9 605, de 12/2/98). Esse artigo reza que "é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". Pena: reclusão, de um a quatro anos, e multa'. (Fonte: Queimadas Urbanas). 

Então, é isso, minha gente, da próxima vez que o seu vizinho resolver limpar o quintal dele, poluindo o ar de todos, você pode se dirigir a ele e informá-lo de que está cometendo um crime! Além de estar colocando em risco a saúde de várias pessoas! Depois de uma boa conversa, se o cidadão insistir nessa prática nada educada, você pode tomar as devidas providências:

(a) Ligar para o telefone da Prefeitura de sua cidade (em Campinas é o fone 156) ou ir até à Prefeitura solicitar providências (Em Campinas, você pode também ligar para a Guarda Municipal, 1532);
(b) Registrar um boletim de ocorrência (BO), por crime ambiental, na Delegacia que atende às ocorrências referentes ao local da queimada. O crime de poluição está previsto na Lei Federal n° 9.605, de 12/2/1998, art. 54; repetir os registros, no caso de continuidade do crime.
(c) Ligar para a Secretaria de Meio Ambiente do seu Município, denunciar e solicitar providências. 
(d) Produzir provas (fotos e/ou filmagens e/ou testemunha(s), juntar ao(s) BO(s) e a um ofício descritivo do problema e protocolar no Ministério Público do seu Município (Promotoria do Meio Ambiente). 
(e) Dependendo da amplitude da queimada, ligar para os Bombeiros (fone 193) ou para a Defesa Civil (fone 199). 
(f) Se as queimadas estiverem se repetindo em área pública, aberta ou fechada, você pode, também, enviar uma carta para um jornal de sua cidade, denunciando o fato. Em Campinas, o Correio Popular mantém a seção Cidade Reclama (fone 3772-8158, das 13 às 16 h, ou e-mail dcanto@rac.com.br ). (Fonte: Queimadas Urbanas). 

No site queimadas urbanas, você encontra várias informações e dicas sobre o assunto! Quem se incomoda com a fumaça alheia, pode dar uma olhada e tirar dúvidas sobre como proceder em casos de queimadas. E vamos ficar atentos! Não podemos achar que é normal e deixar por isso mesmo. Uma pequena ação hoje pode significar grandes mudanças amanhã!


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sobre fones de ouvido e outros bons modos

Toda vez que eu tenho que entrar dentro de um ônibus (urbano ou interurbano, whatever!) eu logo começo a maldizer o infeliz que inventou celular com rádio! Não dava para ter inventado algo que SÓ funcionasse com os bons e velhos FONES DE OUVIDOS? E olha que nem assim estamos livres dos loucos e mal educados que habitam esses grandes centros urbanos! Sim, porque corremos o risco do sujeito resolver cantar junto! Ele bota os benditos fones de ouvido, mas resolve soltar a voz junto com sua banda favorita! Nada contra cantar! Mas cantar no ônibus às 6:00h da madrugada?! 

É, eu sei que o fulano que inventou celular com rádio talvez não conhecesse brasileiro! Sabe como é? Brasileiro, gente simpática e solidária que resolve compartilhar até mesmo seu mau gosto musical dentro do transporte coletivo! Porque ainda tem essa, as criaturas que botam seu lindo celular no último volume, não estão nem um pouco interessadas em saber se o resto da galera do ônibus curte funk, rap, pagode ou sertanejo universitário (seja lá o que universitário signifique ao lado de sertanejo...). Mas também não estão nem um pouco interessadas em saber se tem alguém dentro do ônibus com dor de cabeça ou outra doença mais grave! Não se dão ao trabalho de ver se tem pessoas de idade dentro do veículo, ou crianças dormindo (ou tentando!) no colo de sua mãe.

Eu rezo até pra 12ª geração do criador do celular com rádio, mas o coitado não conhecia brasileiro... Não bastasse falar bem alto dentro dos transportes coletivos, que tal uma trilha sonora de fundo?
Várias coisas passam pela minha cabeça: campanha pela volta dos fones de ouvido! Um abaixo-assinado pedindo a proibição de música dentro de ônibus (também vale para trens e metrôs) e outros espaços públicos! Arremessar as pessoas pela janela! enfim...

Quando as pessoas vão aprender que público não significa 'meu' e sim 'nosso'! Caramba! Será que é tão difícil??



Para quem não conhece, esses são os fones de ouvido!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Frio em Delfim Moreira!

Geada em Delfim Moreira-MG no dia 19/08/2010 - Bº Caquende/Vargem do Dé
Foto de Marcelo Alves 
Retirada de: http://alquimiaruralartesanato.blogspot.com/



De acordo com o site climatempo, a geada já está chegando em Delfim Moreira esse ano. As temperaturas despencaram, previsão de mínima de 5ºC e 4ºC essa semana! uhum! que friaca!
Mas essa paisagem é simplesmente maravilhosa! E pede muita comida boa (canjiquinha!! chocolate quente! muita sopa!! angú com feijão e couve! e, claro, um bom vinho!!) e também muita roupa!! Sem dúvida a moda outono/inverno deixa as pessoas mais elegantes! É a hora de usar e abusar de cachecóis, botas, casacos, boinas! Uma beleza!

Para quem gosta de frio e dessa paisagem deslumbrante, Delfim Moreira é uma ótima opção nessa época!
Recentemente, em outro post, eu dei algumas dicas de passeios e lugares para se visitar em Delfim.

Manhã de inverno em em Delfim Moreira,
foto de M. aa Ribeiro
retirada de: http://www.panoramio.com/photo/45473259
                                                                    


Matriz de Delfim Moreira
Foto de M. aa Ribeiro,
reitirada de: http://www.panoramio.com/photo/45473252


Como chegar em Delfim Moreira?




Onde ficar?
Veja algumas opções aqui e aqui.


sábado, 14 de maio de 2011

Anima Mundi 2011

Vocês conhecem o Anima Mundi? É um festival internacional de animação do Brasil e que este ano comemora sua 19º edição. Um festival que visa informar, formar, educar e entreter utilizando as infinitas possibilidades da linguagem de animação, como diz o site.

Bom, tenho uma amiga que está participando do 1º Concurso Nacional de Animação para Internet, realizado pelo Brasil Cultural (Banco do Brasil), e que acontece como uma das muitas atividades que rolam durante o Anima Mundi. O tema desse concurso é a água, na verdade o concurso chama Água em movimento. As votações vão até 13 de julho. Dêem uma conferida nas animações. 

O video da minha amiga é este aqui:


Não deixem de votar lá no site do Anima MundiPara votar é preciso fazer um cadastro, mas é super simples, menos de 2 minutos!

passo a passo para votar:

1° Ao lado esquerdo do vídeo Essência tem uma área que é para fazer o login. Quem não tem cadastro, tem que clicar no link logo abaixo (não sou cadastrado).
No cadastro eles pedem número de telefone. Acho que é para evitar fraudes.

2° Depois de feito o cadastro, volte na página inicial e faça o login.

3° Votar no Essência: Colocar o mouse na 5 estrelinha (porque ele está muito bom! rs).

Os 15 mais votados vão para o voto do Juri.


sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sexta-feira 13

É, minha gente, hoje é um dia daqueles...
Para os supersticiosos de plantão, ver o um gato preto hoje é motivo de arrepiar os cabelos! E que tal passar por debaixo de uma escada? É, hoje é sexta-fera 13! 
Não, eu não sou uma pessoa supersticiosa. Não tenho nenhum problema com gatos pretos (eu morei por um ano com um lindo gato preto!), nem com escadas e nem com sexta-feira 13. 

Mas o dia está cheio de coisas estranhas..
Já teve até gente anunciando o juízo final. É isso mesmo, segundo um grupo de evangélicos norte-americanos, o mundo está com seus dias contados: 21 de maio de 2011 será o dia do juízo final. Tá bom, vão dizer que essa não vale, porque foi anunciada no dia 10 de maio.Ok.

Mas vejam essa:
mulher britânica é morta e decapitada em Tenerife (Espanha). E o cara que decapitou a mulher, fugiu correndo, carregando a cabeça ensanguentada da vítima. Se isso não é cena de filme de terror eu não sei do que chamar.. Segundo uma das testemunhas, o cara carregando pelos cabelos a cabeça ensanguetada de uma mulher pareceu, primeiramente, uma brincadeira e fez lembrar cena de filme... 

Consegue imaginar? ah, é melhor deixar pra lá..

Esse negócio de sexta-feira 13 me lembrar uma música que tocou nas rádios uns anos atrás, cujo refrão era assim:
"segunda-feira é um dia de amargar,
segunda-feira 13 é meu dia de azar". 
Procurei a música pra botar aqui, mas não encontrei. Eu achava engraçado esse refrão (que é tudo que eu lembro da música).  

Como já disse, não sou supersticiosa, mas venho de cidade pequena, família mineira do interior e cresci ouvindo histórias de assombração e lobisomem na taipa do fogão de lenha. E confesso que quando eu tinha lá meus 6 a 9 anos, tinha um medinho de tudo isso. Meus avós maternos moravam numa casa antiga, daquelas com assoalho, forro e janelas de madeira, que fazem uns barulhos estranhos e que deixam a casa absolutamente escura.  Era terrível ir da cozinha pro quarto depois de ouvir aquelas histórias. Qualquer cachorro uivando lá fora, já se transforma num imenso lobisomem. Mas depois comecei achar engraçado e sempre ficava me perguntando de onde vinha tanta inspiração para aquelas histórias. Minha avó por paterna, bastante crédula nessas histórias, diz que eu sou 'abusante' e diz bem assim: "ah menina, vai po cê vê, o cê é abusante, uma hora...". Bom, até hoje essa hora não chegou! Ela diz isso porque quando conta essas histórias, que na verdade eu adoro ouvir, eu não consigo não dar risada. São lobisomens, fantasmas, assombrações de todo tipo, vozes, risadas, feitiços.
Hoje seria um ótimo dia pra ficar sentado na taipa de um fogão de lenha, comendo pinhão cozido, ou pastel de queijo da vó e ouvindo essas velhas histórias, afinal é sexta-feira 13!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sobre o que sinto agora

De repente, tenho medo!
Sou totalmente paralisada por ele.
Não há palavras,
não há ações,
há o nada

E busco um buraco no qual eu possa me esconder de mim.
Será possível? Como posso me esconder de mim?
Será preciso? Por que não posso me encarar? Por que preciso fugir e esconder?

De repente só existe o medo...



sexta-feira, 6 de maio de 2011

STF reconhece união homossexual como entidade familiar

O dia de ontem com toda certeza vai entrar para a história do Brasil. O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou por unanimidade a equiparação da união homossexual à heterossexual. O que isso significa na prática? Significa que a partir de agora os casais homossexuais deverão gozar dos mesmos direitos que os casais heterossexuais, por exemplo, no que respeita à pensão, convênios de saúde, adoção e herança. No entanto, como os próprios ministros ressaltaram, essa decisão não é uma lei, apenas corresponde a uma interpretação da lei que estende os direitos concedidos aos casais heterossexuais aos homossexuais. Portanto, ainda há muito o que se conquistar mas, sem dúvida, a votação de ontem foi um marco histórico no avanço da sociedade brasileira na compreensão do que é cidadania

As falas de alguns ministros merecem ser ressaltadas, pois trazem consigo o bom senso e a clareza que muitas vezes têm passado longe dessas discussões.

"A República é laica e, portanto, embora respeite todas as religiões, não se pode confundir questões jurídicas com questões de caráter moral ou religioso", disse o ministro Celso de Mello em seu discurso.

"Uma sociedade decente é uma sociedade que não humilha seus integrantes", afirmou a ministra Ellen Gracie.

Fonte e mais informações: folhaonline

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Da série "Onde comer em Barão Geraldo"- Parte 4

Humm! esse friozinho gostoso me fez lembrar de outro lugar bacana para comer em Barão Geraldo. O que o friozinho pede? Uma boa sopa? Eu adoro essa combinação: friozinho + sopa.

Então, pra quem também gosta desta combinação, sugiro que, se ainda não conhece, dê uma passadinha na Panetteria Di Capri qualquer noite dessas. Nessa época de outono-inverno, eles costumam oferecer toda noite 4 tipos diferentes de sopa (sopas e cremes), além de deliciosos pãezinhos, entre outros acompanhamentos. O preço é bem acessível (R$12,90 por pessoa, à vontade). Uma ótima pedida para para encontrar os amigos e se aquecer nos dias frios. A primeira vez que fui tomar sopa lá foi com dois amigos muito queridos, Amanda e Murilo, e isso deve ter sido lá por 2007 ou 2008. E depois disso virei fã! Ontem mesmo fomos lá, meu namorado e eu. Ontem tinha um caldo de ervilha muito bom! Desde que chegou esse friozinho (que eu espero continue!), já fomos três vezes lá. E que venha mais friozinho..

Para quem gosta de vinho, recentemente a Di Capri passou por uma reforma, aumentando seu espaço e oferecendo novidades, como a Adega Climatizada. Para os amantes de vinho, acho que é outro atrativo. 

Fica a dica! 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A morte de Obama, ops de Osama...

Gente, que loucura! O anúncio de que Osama Bin Laden está morto botou o temido terrorista, há tempos longe dos holofotes das mídias internacionais, na capa de todos os jornais do mundo. Quase dez anos depois do fato que fez dele o terrorista número 1, caçado dia e noite pelos EUA, finalmente os norte-americanos poderão dormir aliviados, vingados, com a sensação de justiça feita. Bom, dormir em paz acho que não, pois a luta contra as organizações terroristas continua, como anunciou Obama em discurso grandioso para o povo norte- americano.
Mas, convenhamos, que história foi essa de jogar o corpo do indivíduo no mar? Medo de que houvesse uma concentração de terroristas no velório? ah?! Essa não entendi... Estou aqui a pensar com meus botões (essa foi bem lusitana!), e não consigo entender o que deu nesse povo, digo, nos norte americanos! Depois do circo que montaram com o Saddam Hussein, com direito a filmagens dos suspiros finais do figura circulando pelo youtube, não dá pra entender o que teria, de fato, levado os EUA a desovarem o Bin Laden tão discretamente em alto mar. Por que eles não o exibiriam como um troféu? Como símbolo da força dos EUA? Do compromisso norte-americano com a paz no mundo?!... Agora são só palavras... Palavras do presidente dos EUA, eu sei, mas ainda assim só palavras... É certo que, se o fulano está vivo, ele que se manifeste! E se isso acontecesse, quem estaria morto seria o Obama. De certa maneira, para mim, ele já se matou um pouco no discurso proferido para anunciar a proeza dos militares norte-americanos na operação que teria culminado com a morte de Osama. Infelizmente, mais uma vez soou aos ouvidos do mundo todo aquele velho discurso de zeladores da paz mundial, de nação unida, perfeita e, além disso, altamente comprometida com o bem estar do mundo todo...Desnecessário... E me pareceu um pouco desesperado. Sim, uma tentativa desesperada da grande potência de reassumir seu posto nas relações internacionais. Será que ainda vem mais?? 

Eu nunca fui fã de teorias da conspiração, mas... Será que haveria algum insólito motivo para que os EUA desejassem dar um chá de sumiço em Bin Laden? Será que ele já não era tão interessante assim para os interesses imperialista dos EUA? Será que teria chegado finalmente a hora de retirar de cena o terrorista número 1 do mundo? Será que morreu ontem, ou só ontem resolveram  anunciar sua morte??..
Ou ainda, será que o tal terrorista assassinado no Paquistão não tinha exatamente aquela cara que vemos estampadas hoje nos jornais de todos os países?...  Dúvidas!..

Sobre o que se fala

cotidiano Poesia Dicas opinião opiniões política utilidade pública atualidade atualidades Rapidinhas Campinas educação Conto crônica Minas Gerais São Paulo cinema observações Brasil coisas da vida escola Misto música Delfim Moreira divulgação Barão Geraldo Bolsonaro Literatura democracia eleições Filosofia da vida leitura coisas que fazem bem passeios Comilança clã Bolsonaro redes sociais revoltas amigos coronavírus debate público ensino paixão preconceito; atualidades sobre fake news séries Dark Futebol amor coisas de mineiro coisas do mundo internético criança do eu profundo façamos poesia; final de ano; início de ano; cotidiano; pandemia 8 de março Ciência de irmã pra irmã distopia história infância lembranças mulheres política; tecnologia virada cultural Violência; Educação; utilidade pública autoritarismo comunicação consumo consciente desabafo economia fascismo férias impressa manifestação mau humor mentira mágica pós-verdade quarentena racismo estrutural reforma da previdência ser professor (a) sobre a vida música Poesia 15 de outubro 20 de novembro 2021 Anima Mundi EaD Eliane Brum Fora Bolsonaro Itajubá Moro Oscar Passarinho; Poesia; Vida Posto Ipiranga aborto adolescência amizade amor felino animação; assédio sexual autoverdade balbúrdia baleia azul. bolsonarismo cabeça de planilha consciência negra corrupção coti covid-19 crime curta; crônica; curtas; concurso; festival curtas curtas; crônica; da vida; defesa democracia liberal descobrindo o racismo desinformação direitos discurso divulgação; atualidades divulgação; blogs; poesia documentário família filosofia de jardim fim das sacolinhas plásticas frio férias; viagens; da vida; gata guerra de narrativas hipocrisia humor ideologia jornalismo lei de cotas livros minorias morte mídia música Poesia novidades para rir próxima vida racismo institucional rap saudade sentimentos tirinhas universidade utopia verdade verdade factual viagem violência

Amigos do Mineireces