Você já fez alguma compra no seu cartão de crédito que tivesse um valor, digamos assim, acima do normal? A operadora do seu cartão entrou em contato com você pedindo que você ligasse no centro de atendimento para autorizar a tal compra? Não? Se eu fosse você, trocava de operadora! Já imaginou se alguém clona seu cartão e sai por aí comprando deus e o mundo?? Um perigo!
Ah, ela entra em contato? Ótimo! Ponto para a sua operadora! Esse é um serviço das operadoras de cartão de crédito que merece nosso respeito!
Mas quando você tentou ligar lá, pra dizer que aquele valor acima da média foi sim uma compra feita por você, que depois de anos juntando centavo por centavo, finalmente fará aquela viagem dos seus sonhos, você conseguiu autorizar sua preciosa compra?? Ou teve que ligar uma, duas, três, quatro, cinco, SEIS VEZES?! É meu amigo, haja paciência e boa educação! Sabe aquela história de te transferir para o setor responsável? E aí você ouve musiquinha até o telefone ficar mudo? Isso mesmo: MUDO! Você fica falando "alô, alô (marciano, corintiano, fulano, sicrano)" e NADA! por dez, quinze minutos, até que a ligação CAI! Você liga de novo e a história se repete. E de novo e de novo!
Então você consulta o Procon e vê lá no Código de defesa do Consumidor que dá pra enquadrar a tal operadora no artigo 14. É, porque se a tal compra que você fez num valor acima do normal (sua rica economia de alguns meses...) não for efetuada, você vai perder aquela taxa de câmbio bacana que você conseguiu no dia e o preço da sua sonhada viagem poderá ficar mais salgado do que você esperava - se isso acontecer porque a operadora não deu condições de você autorizar sua compra, pode crer que ela vai ter que arcar com a diferença!
Ah, palavras mágicas: "Se você não resolver meu problema, vou acionar o Procon!" e "Caso eu tenha algum prejuízo por não conseguir realizar esse procedimento, a operadora irá pagar a diferença e arcar com este prejuízo!".
Incrível, o que já parecia uma missão para o Tom Cruise, se resolve com uma conversa com o supervisor! Pronto, resolvido! Pagamento autorizado...
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1- É sempre bom lembrar que educação cabe em qualquer lugar e, portanto, não é só porque somos avisados de que 'para nossa segurança essa conversa será gravada' que devemos tratar com respeito e educação os atendentes;
2- Caso a ameaça de acionar o Procon não resolva o seu problema, não pense duas vezes para acioná-lo mesmo!
3- Além do Procon, outras maneiras eficientes de cobrarmos melhores antedimentos são as redes sociais, Orkut, Facebook, Twitter e sites como o reclame aqui. Ou você pode fazer um videozinho bem humorado e criativo como esse cara aqui.
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Bom, dessa vez a Itaucard fica só com o mérito de acionar seus clientes pedindo confirmação para compras com valores atípicos...
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