domingo, 15 de março de 2020

Sobrevivendo ao coronavírus e a outras epidemias

Imagem de: Dispositivo menor que um lápis identifica vírus em minutos
Disponível na internet
Diante da situação de alerta e incerteza mundial, temos que nos perguntar o que o governo brasileiro está fazendo para conter a contaminação por covid-19 no país e para enfrentar a crise que bate a nossa porta. Nesse exato momento, enquanto escrevo, algumas centenas de brasileiros estão nas ruas em algumas cidades, numa manifestação despropositada que ataca o Congresso e o STF e mostra seu apoio irrestrito a Jair Bolsonaro. No meio de uma pandemia, quando as orientações de especialistas e autoridades são para evitar aglomerações, deputados e líderes religiosos chamam as pessoas para as ruas. E o que faz o presidente da República? Compartilha vídeos da manifestação e comemora em suas redes sociais a irresponsabilidade de seus apoiadores, tornando-se o irresponsável-mor da nação.

Certamente não dava para esperar nada de diferente. Bolsonaro e Cia já deram provas suficientes de irracionalidade e obscurantismo: são anticiência, terraplanistas, negacionistas do aquecimento global, antivacinas, mal-educados e escatológicos e adoram teoria da conspiração - e tudo isso está muito bem exemplificado no guru que eles idolatram: Olavo de Carvalho. Olavo é a personificação de todas essas ideias estapafúrdias que agora tendem a se tornar o novo senso comum da extrema-direita brasileira. E todos eles aprenderam muito bem com o professor Olavo, como fazem questão de repetir os irmãos Weintraub: são grosseiros, agressivos, mentirosos, e acusam os outros daquilo que eles fazem o tempo todo. 

Mas está muito enganado quem pensa poder separar nesse governo uma ala menos delirante ou até mesmo "técnica", como alguns setores da imprensa insistiam em fazer até algumas semanas atrás. O ministro da Economia, Paulo Guedes, em nada difere da ala ideológica-delirante do bolsonarismo. Paulo Guedes tem o mesmo DNA beligerante, tosco e de poucas luzes. Guedes, assim como aqueles jovens salvadores-da-pátria da Lava-Jato, tem convicções e nada mais. Convicções mofadas e empoeiradas que ele traz lá dos anos 1970, compartilhada à época por ditadores e setores autoritários da sociedade. Guedes nunca se interessou pelo bem público, acostumado a ganhar dinheiro em suas operações de mercado, viu na possibilidade de virar ministro - superministro da economia diga-se de passagem-, a oportunidade de maximizar os lucros de investidores como ele - homem de investimentos diversificados, que vão da educação ao setor de aluguel de carros, passando por bancos, claro. Serviços públicos, como saúde, educação, transporte, para Guedes aparecem como oportunidade de mercado - por isso o mantra da privatização! Vamos privatizar tudo!

Sérgio Moro, o outro superministro, é uma ameaça à democracia. Nas oportunidades que tem, mostra seu pendão para o autoritarismo, com aquela elegância no uso do idioma que só perde mesmo para o ministro da educação. Por que a grande mídia ainda protege Sergio Moro? Difícil responder. Mas a verdade é que Moro é ainda mais a cara dessa gente que hoje está na rua, de verde e amarelo, pedindo AI-5, fechamento do Congresso e do STF e intervenção militar. Não podemos esquecer que as primeiras manifestações verde-amarelas eram lava-jatistas - e que não nos enganemos, continuam sendo ainda hoje. Exemplo disso é a hashtag #DesculpaJairMasEuVou que bombou no Twitter logo depois do pronunciamento de Bolsonaro, desconvocando as pessoas para a manifestação que ele nega ter convocado antes. Agora, ao compartilhar as imagens e vídeos de hoje, Bolsonaro mais uma vez busca surfar numa onda que é maior do que ele, sempre foi. Esse sentimento anticorrupção/anti-política/anti-congresso tem o DNA dos filhos da República de Curitiba (impossível não ver essa República de Curitiba como um embrião de uma República de Gilead). 

Se o coronavírus nesse momento é uma ameaça real que exige ações urgentes do governo e autoridades públicas, o Brasil vem sofrendo há alguns anos de outra epidemia muito mais perigosa. O vírus que circula entre os camisa-verde-amarelo é difícil de ser caracterizado. Alguns têm chamado de bolsonarismo. Particularmente acredito que o bolsonarismo é apenas um agente de uma família de vírus mais abrangente. Essa família de vírus, cujos principais sintomas são o discurso salvacionista ao estilo dos pastores neopentecostais, o ódio, a mentira, o ressentimento e o revanchismo, tem feito um grande estrago no Brasil nos últimos anos. Essa família de vírus tem corroído nossa confiança nas instituições, tem desacreditado o trabalho da imprensa, dos cientistas, dos professores e intelectuais em geral, tem destruído laços de amizade e familiares, corroendo o tecido social e nos levando ao isolamento em bolhas.

O coronavírus é sério, e as pessoas que hoje estão nas ruas estão se expondo e expondo seus familiares de maneira irresponsável e egoísta porque já estão todas contaminadas pelo outro vírus - aquele que ora responde por bolsonarismo, mas que tem como agente principal o lava-jatismo. Se não encontrarmos estratégias para vencermos a epidemia por ele causada - de ódio e mentira -, continuaremos condenados, e o coronavírus ou qualquer outra coisa poderá nos liquidar rapidamente.

Um comentário:

ericaduc2@gmail.com disse...

E agora?
O desenvolvimento de uma vacina contra o covid-19 já está acontecendo, mas será que haverá vacina contra esse outro vírus?

Sobre o que se fala

cotidiano Poesia Dicas opinião opiniões política utilidade pública atualidade atualidades Rapidinhas Campinas educação Conto crônica Minas Gerais São Paulo cinema observações Brasil coisas da vida escola Misto música Delfim Moreira divulgação Barão Geraldo Bolsonaro Literatura democracia eleições Filosofia da vida leitura coisas que fazem bem passeios Comilança clã Bolsonaro redes sociais revoltas amigos coronavírus debate público ensino paixão preconceito; atualidades sobre fake news séries Dark Futebol amor coisas de mineiro coisas do mundo internético criança do eu profundo façamos poesia; final de ano; início de ano; cotidiano; pandemia 8 de março Ciência de irmã pra irmã distopia história infância lembranças mulheres política; tecnologia virada cultural Violência; Educação; utilidade pública autoritarismo comunicação consumo consciente desabafo economia fascismo férias impressa manifestação mau humor mentira mágica pós-verdade quarentena racismo estrutural reforma da previdência ser professor (a) sobre a vida música Poesia 15 de outubro 20 de novembro 2021 Anima Mundi EaD Eliane Brum Fora Bolsonaro Itajubá Moro Oscar Passarinho; Poesia; Vida Posto Ipiranga aborto adolescência amizade amor felino animação; assédio sexual autoverdade balbúrdia baleia azul. bolsonarismo cabeça de planilha consciência negra corrupção coti covid-19 crime curta; crônica; curtas; concurso; festival curtas curtas; crônica; da vida; defesa democracia liberal descobrindo o racismo desinformação direitos discurso divulgação; atualidades divulgação; blogs; poesia documentário família filosofia de jardim fim das sacolinhas plásticas frio férias; viagens; da vida; gata guerra de narrativas hipocrisia humor ideologia jornalismo lei de cotas livros minorias morte mídia música Poesia novidades para rir próxima vida racismo institucional rap saudade sentimentos tirinhas universidade utopia verdade verdade factual viagem violência

Amigos do Mineireces